Dicas

Como saber meu tipo de corpo? Descubra em 2 dicas

Tempo de leitura: 3 min

Você já passou pela experiência desanimadora de comprar uma peça de roupa com a numeração correta, mas, mesmo assim, perceber que ela não caiu bem em você e, então, se perguntar: “como saber meu tipo de corpo?”

O tipo físico de cada pessoa não está ligado diretamente ao peso que ela tem, mas ao seu formato, às suas proporções e à sua silhueta. Isso explica porque muitas mulheres podem até usar a mesma numeração, mas exibem corpos com formatos totalmente diferentes.

Tem dúvidas sobre qual é o seu formato de corpo e deseja saber um pouco mais sobre o assunto? Separamos 2 ótimas dicas para você se conhecer melhor!

1. Entenda as principais características de cada corpo

Para descobrir qual é o seu tipo de corpo é importante conhecer as principais características de cada silhueta. Essa classificação leva em conta a diferença de medidas entre ombros, cintura e quadril.

Ampulheta

O corpo que tem o formato ampulheta apresenta as medidas de ombros e quadris muito parecidas. A cintura, nesse caso, é mais afunilada e confere ao corpo contornos parecidos com os de uma ampulheta ou de um violão. Essa é a silhueta considerada mais harmoniosa e equilibrada de todas.

Pera

Quadril mais largo que os ombros e cintura fina e marcada é o que identifica o formato pera ou triângulo. Geralmente, as mulheres com essa silhueta apresentam coxas grossas, bumbum mais avantajado e seios menores.

Triângulo Invertido

O copo triângulo invertido é o contrário do tipo pera. Nesse caso, os ombros são maiores do que o quadril e a cintura não apresenta um grande afunilamento. As mulheres com esse tipo de corpo geralmente têm as pernas mais finas.

Retângulo

Ombros e quadris com medidas muito próximas e afunilamento da cintura quase inexistente. Essas são as principais características do corpo retangular. Muitas modelos, que geralmente são altas, magras e com pernas muito alongadas, apresentam esse formato de corpo.

Oval

Nesse caso, se compararmos a medida dos ombros, cintura e quadris, a cintura é aquela que apresenta maior medida. Quem exibe uma silhueta oval geralmente está acima do peso e, por isso, possui uma barriga mais saliente.

2. Olhe-se no espelho e perceba suas proporções

Depois de compreender quais são as características de cada tipo de corpo, você precisa identificar quais são suas próprias características físicas. Para isso, indicamos que você coloque uma roupa de academia, que deixe todas as suas curvas à mostra, e vá para frente do espelho.

Comece a observar suas proporções e formas e, se precisar, utilize duas varetas compridas para auxiliar você nas percepções. Em uma das extremidades das varetas devem estar os ombros e, na outra, o quadril. Não se esqueça de observar atentamente o desenho da sua cintura para não errar no diagnóstico.

Se olhou no espelho mas a pergunta “como saber meu tipo de corpo?” ainda não foi respondida? Pegue uma fita métrica e tire suas medidas para ter ainda mais clareza sobre suas proporções.

Quando você conhece bem suas características físicas, é muito mais fácil escolher peças que valorizem o que você gosta e disfarcem o que você não gosta tanto assim. Além do mais, questionar-se sobre “como saber meu tipo de corpo” é uma forma inteligente de evitar aquelas compras por impulso, que muitas vezes ficam esquecidas no fundo do armário.

Gostou das dicas e quer ficar sempre por dentro de outros assuntos da moda? Assine a newsletter e receba todas as novidades no seu e-mail.