Dicas

6 cuidados com a pele que não podem faltar no verão

Tempo de leitura: 4 min

Cuidar do próprio corpo é essencial, mas são necessários mais cuidados com a pele no verão. Com os meses mais quentes do ano, surgem inúmeras oportunidades para problemas de desidratação, ressecamento, queimaduras e até mesmo envelhecimento precoce da derme e risco de câncer.

Algumas pessoas ainda consideram que ter cuidados redobrados com a pele no verão é um exagero. Mas você não acha melhor prevenir do que remediar? Os efeitos nocivos do sol não aparecem só em curto, mas também em longo prazo.

Que tal deixar o corpo bem bonito e saudável de forma prolongada? Confira algumas dicas de cuidados fundamentais para você ter a pele linda e saudável nesse verão e sempre!

1. Use protetor solar diariamente

É preciso repetir incessantemente até que as pessoas façam disso um hábito: passar protetor solar. O ideal é que você aplique cerca de 20 a 30 minutos antes de sair de casa e renove a aplicação a cada três horas, principalmente em dias de praia ou piscina.

Se o problema é ficar sem o bronzeado de verão, não se preocupe. É totalmente possível ter a tão desejada marquinha de biquíni sem deixar a pele desprotegida. O bronze perfeito pode ser conquistado com a aplicação do protetor solar e a exposição frequente ao sol. Um pouquinho por dia já faz a cútis ficar naturalmente bronzeada, sem vermelhidão.

2. Mantenha a pele limpa e hidratada

Nem só de protetor solar vive uma pele bem-cuidada. A limpeza e a hidratação diárias fazem parte do pacote. Mantenha o corpo sempre limpo e, na medida do possível — nesse calor que é o verão brasileiro —, livre do suor. Está liberado tomar mais de um banho por dia, mas evite muito sabonete, para não ressecar demais a derme.

Depois do banho, antes de vestir a calcinha e o sutiã, aplique um bom creme hidratante, principalmente nas regiões mais secas, como os cotovelos, os joelhos, os pés e as mãos. Só tenha a precaução de utilizar um produto compatível com o seu tipo de pele para não a deixar oleosa demais. Em dias muito quentes, opte por hidratantes refrescantes e desodorantes no lugar daqueles muito cremosos.

3. Fuja da exposição solar em horários muito quentes

Com o sol não se brinca! O vento refrescante até engana, mas em horários mais quentes os raios solares queimam severamente se não estivermos com a pele protegida. Nesse caso, nem sempre é possível evitar, mas fuja da exposição solar direta entre 10 e 16 horas. Além do protetor solar, não se esqueça dos óculos e, se estiver na piscina ou na praia, do guarda-sol.

4. Evite tratamentos invasivos no verão

Além dos cuidados com a pele no verão, é interessante também realizar outros tratamentos que ajudem a deixar a cútis mais bonita e saudável. No entanto, muitos procedimentos são invasivos e não devem ser feitos nos meses mais quentes do ano. Caso contrário, você danifica o bronze e até mesmo causa manchas sérias e difíceis de remover. Deixe os tratamentos dermatológicos para períodos mais amenos, como no outono e no inverno.

5. Não faça depilação antes de tomar sol

Não só tratamentos estéticos e faciais, mas a depilação também é um procedimento que afeta diretamente a pele, quando feita de forma incorreta e antes de se expor ao sol. Ao depilar o corpo e principalmente o rosto, você corre sérios riscos de desenvolver manchas escuras se tiver uma exposição solar recente. Aguarde, pelo menos, 48 horas para aproveitar a piscina, combinado?

6. Alimente-se bem

Os cuidados com a pele no verão também estão relacionados à alimentação. Refeições que incluem carotenoides — como beterraba, cenoura, abóbora, mamão e maçã — prolongam a pele bronzeada e ainda ajudam a proteger do câncer. Além disso, coma coisas leves e beba muita, mas muita água, pois a maior hidratação vem de dentro.

Com todos esses cuidados com a pele no verão, você está pronta para curtir os dias mais quentes de forma segura e confortável. Comece a colocar as dicas em prática e faça delas um hábito. Sua pele agradece!

E agora que você já sabe como se cuidar, que tal aprender a escolher o biquíni certo para aproveitar o verão?