Dicas

6 cuidados com o corpo que você precisa ter no verão

Tempo de leitura: 4 min

As condições climáticas afetam diretamente o nosso dia a dia. Por isso é tão importante ter alguns cuidados com o corpo no verão. A estação mais quente do ano requer atenção redobrada, pois o sol e o calor excessivo nos deixam expostos a alguns problemas que, se não prevenidos ou bem tratados, tornam-se um perigo para a saúde.

Se você é uma pessoa que gosta de curtir o verão, este post foi escrito especialmente para auxiliar você a ficar livre de desconfortos, desidratação e problemas de pele. Vamos conferir alguns cuidados essenciais?

Efeitos do verão no corpo

A estação mais ensolarada do ano é muito esperada pela maioria das pessoas. Há quem diga que até a disposição muda! No entanto, o calor elevado afeta diretamente o nosso corpo e, por isso, é preciso tomar bastante cuidado.

No verão, nossa pele fica mais exposta e, por isso, estamos mais suscetíveis a desenvolver problemas como:

  • ressecamento e irritação;
  • acne;
  • foliculite;
  • erupção cutânea;
  • queimaduras solares;
  • assaduras;
  • reações alérgicas à exposição solar.

O calor também tende a deixar o organismo desidratado e a exposição ao sol causa danos até mesmo aos olhos.

Cuidados com o corpo no verão

Para que você não passe por nenhum desses problemas — e aproveite a piscina, a praia e os passeios ao ar livre — é preciso ter certos cuidados com o corpo no verão. Vamos descobrir quais são eles?

1.Mantenha-se hidratado

Você já se hidratou hoje? A desidratação é um assunto sério, pois ela desencadeia inúmeros problemas, como vômito e diarreia. Considerando que um adulto perde dois litros de água por dia em urina, suor e fezes, faz todo sentido repor essa quantidade, ingerindo água pura ou por outras formas e alimentos, como:

  • água de coco;
  • melancia;
  • pepino;
  • chás gelados;
  • bebidas isotônicas;
  • sucos de frutas.

2. Deixe a pele também hidratada

A pele também deve fazer parte do seu programa de hidratação! Além de ficar mais exposta ao sol no verão, nossa cútis sofre com banhos longos, contato com areia e, em alguns casos, com o suor excessivo.

Então, não podemos nos esquecer de usar sabonetes neutros, manter os ambientes limpos e arejados e, é claro, hidratar-nos após o banho, com cremes, óleos ou manteigas corporais. Além de evitar que a pele resseque, esses produtos protegem os tecidos e previnem seu envelhecimento precoce.

3. Use protetor solar diariamente

Junto ao hidratante corporal, devemos ter o protetor sola e utilizá-lo diariamente! Os horários mais nocivos à pele são entre as 10 e as 16 horas; então, abuse do protetor solar com, pelo menos, FPS 30 (fator de proteção solar).

4. Use óculos com proteção UV

As pessoas costumam se esquecer da área dos olhos, que também são fortemente afetados pelo verão e pela exposição direta ao sol. Por esse motivo, devemos usar óculos solares com proteção ultravioleta total (UV). Somente eles são capazes de evitar lesões na retina e na córnea.

5. Faça exercícios físicos e cuide da alimentação

Juntamente à hidratação e proteção, devemos manter o corpo disposto por meio das atividades físicas. Não deixe que o calor te desanime e coloque seus tênis para uma caminhada, corrida ou, quem sabe, uma aula na academia. Defina qual exercício ou esporte você gosta de praticar e não se esqueça de se hidratar durante a atividade.

6. Use roupas leves

Outro cuidado com o corpo no verão diz respeito ao vestuário, que deve ser o mais leve e confortável possível. Tanto peças íntimas — sutiãscalcinhas e bodys — quanto roupas para o cotidiano devem ser de materiais que absorvem o suor, como malha e algodão. Peças escuras também devem ser evitadas, já que absorvem mais o calor por não refletir luz solar.

Ao ter estes cuidados com o corpo no verão, você vai aproveitar muito mais seus dias de trabalho ou de lazer. O primeiro passo é criar o hábito de ter consigo sempre uma garrafinha de água, óculos de sol e um bom protetor solar.

Gostou das dicas de cuidados com o corpo no verão? Nos siga no FacebookInstagram e Twitter para ter mais conteúdos como esse!