Dicas

Cuidados no carnaval: 6 dicas para evitar problemas durante a folia

Tempo de leitura: 4 min

Com a chegada do feriado brasileiro mais aguardado e que faz as pessoas caírem na folia, vem também a necessidade de se atentar aos cuidados no carnaval. Nessa época, tudo é festa, amigos, bloquinhos e muito glitter. No entanto, principalmente as mulheres, devem ficar de olho em alguns fatores importantes.

Os cuidados de carnaval englobam desde a roupa que vestimos para evitar o desconforto até questões de segurança e saúde. Então, para que você possa curtir a folia sem preocupações e sem ter problemas, separamos quais 6 dicas que você deve seguir para se proteger e se sentir confortável. Acompanhe!

1. Escolha a bolsa certa

Infelizmente, em meio às pessoas que somente querem curtir o carnaval, existem indivíduos mal-intencionados. Portanto, para evitar assaltos e a perda de itens pessoais, como carteiras, documentos, celulares e outros objetos de valor, evite andar com mochilas ou bolsas muito grandes e chamativas.

A dica aqui é simples: sempre opte pelo mínimo. Evite peso extra e de itens que não precisará. Para isso, prefira pochetes, pequenas bolsas, também conhecidas como doleiras, que podem ser escondidas na roupa, ou até mesmo bolsas transversais, mas lembre-se de sempre levá-las à frente do seu corpo. Não dê sorte para o azar!

2. Leve apenas o necessário

Dentre os cuidados no carnaval e precauções para evitar prejuízos, como dissemos acima, prefira levar somente os itens que forem necessários e fundamentais. Sendo assim, leve somente documento de identificação, cartão de crédito — evite o dinheiro vivo, pois os cartões podem ser bloqueados e o dinheiro não — e o celular, caso precise chamar um táxi ou falar com alguém.

No entanto, nunca deixe o seu telefone longe de você ou no bolso de trás da sua calça, mas também evite andar com ele na mão para não chamar atenção. Ah, e se você tiver um aparelho velhinho que não usa mais, melhor ainda!

3. Não ande sozinha

Uma dica que todas as mulheres devem procurar seguir durante as folias e bloquinhos de carnaval é a de nunca andar sozinha. Como já dissemos, infelizmente existem muitas pessoas mal-intencionadas e as mulheres acabam sendo um alvo delas.

Portanto, sempre prefira andar em grupos e nunca os perca de vista. Quanto mais amigos por perto, menores são as chances de algo ruim acontecer, além de que uns podem ajudar os outros a ficarem de olho nos itens pessoais.

4. Cuide da alimentação

Outro cuidado no carnaval, que vai além da segurança, é o cuidado com a alimentação e a hidratação. Esse feriado acontece no calor do verão, então é preciso que tenha energia o suficiente para pular na folia sem passar mal.

Para preparar seu corpo, coma carboidratos que são ricas fontes de energia. Sempre tome bastante água, pois com a transpiração o nosso organismo perde muito líquido. Além disso, evite consumir alimentos muito pesados e cheios de sódio, que podem causar mal-estar e inchaços.

5. Lembre-se da proteção solar

Tão importante quanto a alimentação e a hidratação do seu corpo é a proteção solar. No carnaval ficamos muito expostos às radiações solares e ao calor. Então, leve o protetor solar na bolsa, ao menos, a cada hora reforce a aplicação.

Os produtos com fatores de proteção são fundamentais para evitar vermelhidões, manchas na pele, ardores causados pelo sol em excesso e até mesmo problemas mais graves, como o câncer de pele.

6. Tenha atenção na escolha da roupa íntima

A sua roupa íntima também influencia no seu conforto e saúde da região genital. Na folia nosso corpo transpira muito, então, para evitar que a região íntima fique abafada, fique longe de tecidos sintéticos e apertados.

Prefira usar calcinhas, que é um material que permite a respiração da pele. Os tops nadadores também são ótimas substituições para o sutiã, já que não têm fechos e são mais confortáveis.

Os cuidados no carnaval que citamos são fundamentais para que tenha energia durante a folia e para que evite ter problemas com assaltos ou situações mais graves. Sendo assim, fique atenta aos seus pertences, roupa íntima e, principalmente, não ande sozinha, combinado?

Agora, que tal compartilhar este post nas redes sociais e ajudar as suas amigas a caírem na folia de maneira mais segura?