Dicas

Afinal, como saber o tamanho certo do meu sutiã?

Tempo de leitura: 4 min

Na hora de comprar lingerie, especialmente para a parte de cima, o dilema é sempre o mesmo: como saber meu tamanho de sutiã? No entanto, isso não será mais um problema para você que está lendo este artigo, pois ele foi preparado para esclarecer todas as dúvidas (ou, pelo menos, boa parte delas) a respeito desse assunto.

Também não precisa ser expert para saber que existe uma infinidade de modelos no mercado, não é mesmo? Dos básicos aos rendados, tem sutiã para todos os gostos e necessidades — com bojo, sem bojo, tomara que caia, costas no modelo nadador, strappy bra, e por aí vai.

Levar em consideração a medida do busto, a largura dos seios e das costas são algumas recomendações importantes para não errar na escolha do tamanho da peça. Continue a leitura e fique por dentro!

Como saber meu tamanho de sutiã?

Para começar, descubra as suas medidas usando uma fita métrica. O tamanho das costas é medido logo abaixo dos seios e por toda circunferência do tronco. Certifique-se apenas se a fita está reta para não interferir no resultado final, certo?

Já para saber o tamanho dos seios incline-se como se fosse pegar alguma coisa que está no chão. Isso fará com que as mamas fiquem retas e você descobrirá a numeração correta. Desse modo, envolva a fita métrica nas costas e na altura dos mamilos. Os tamanhos vão equivaler a medidas que variam entre o P, M, G e GG, com numerações até o 54.

Além disso, algumas marcas acrescentam algumas letras (que vão do A ao DD), que são referentes às medidas da taça da lingerie. Para encontrar esse valor, basta diminuir o tamanho do busto pelo tamanho do seio. Por exemplo: se o seu busto for número 42 e o seio 40, o tamanho da taça será 2.

Agora que você já tem suas medidas pode comprar o sutiã perfeito, inclusive pela internet! Confira, abaixo, alguns modelos de sutiãs mais famosos!

Como escolher o sutiã perfeito?

Tipos de sutiã

Os modelos meia taça valorizam o colo. São indicados para pessoas com seios pequenos e médios, uma vez que não exigem tanta sustentação. Para as donas de seios grandes e pesados, recomenda-se os modelos cobertura total, sem bojo e com cós — aqueles que formam uma espécie de top.

O motivo é que acomodam melhor os seios, conferem leveza e dão sustentação. Podem vir com aro e ter a taça mais firme. Há, ainda, o push up, que ajuda a dar aquela levantada e a criar volume, e o nadador, indicado para qualquer tamanho de seio (fica ótimo com blusas cavadas).

Modelos de alças

O tamanho padrão tem entre 10 e 13 mm e serve para todas as proporções de seios. As finas ficam bem em seios pequenos e médios, enquanto as grossas acomodam melhor os grandes e pesados.

As alças acolchoadas, além de trazerem conforto, ajudam a distribuir o peso dos seios nos ombros. Isso evita machucar a região e deixar marcas doloridas na pele. Agora, se a ideia for garantir flexibilidade aos movimentos do corpo, os melhores modelos são o nadador e os de alças removíveis.

Bojos

Nem todo mundo fica confortável vestindo sutiãs com bojo. Um exemplo é quem já tem seios volumosos, pois vai aumentar ainda mais. A troca pode ser feita por modelos acolchoados, cuja copa tem espuma e mantém o conforto necessário. Mas se a necessidade for deixar os seios maiores (ou dar um up), os modelos banana e bolha são ideais.

Ah! Não se esqueça de prestar atenção na lateral do sutiã. Existe um tamanho médio padrão, cujas larguras têm cerca de 8,5 cm, para garantir boa sustentação e conforto aos seios. Por fim, vale dizer que o sutiã perfeito é aquele que se adequa bem ao seu corpo e que esteja com a numeração certa!

Depois dessas dicas, você não vai se questionar: “como saber meu tamanho de sutiã?” tão cedo! Basta lembrar das nossas orientações e escolher a numeração  correta e o modelo ideal. De quebra, ainda vai conseguir combinar direitinho com os decotes das roupas.

Então, o conteúdo foi útil para você? Restou alguma dúvida sobre o tamanho certo de sutiã? Deixe nos comentários!