Dicas

Tecido de calcinha: você sabe como escolher o melhor para você?

Tempo de leitura: 4 min

Rosemary Hawthorne, autora do livro “Por baixo do pano: a história da calcinha” (2009, Editora Matrix), conta que essa peça íntima começou a ser usada por volta de 1800, após a Revolução Francesa. Depois disso, muitas modificações ocorreram e, hoje, temos tipos de tecido de calcinha bem mais apropriados e confortáveis.

No entanto, mesmo com toda a evolução da moda, nem sempre acertamos na escolha, pois cada mulher se adapta a um material ou modelo diferente. O resultado disso é desconforto, looks marcados e até problemas de saúde.

Para investir nas lingeries certas, como uma autêntica mulher moderna que você é, que tal entender um pouco mais sobre as variedades de tecido de calcinha e como escolher a mais adequada? Continue a leitura e confira!

Quais são os principais tipos de tecido de calcinha?

Algodão

Ainda existe um pouquinho de preconceito pelas calcinhas de algodão, já que muitas pessoas relacionam esse tipo de peça às lingeries da vovó, sempre grandes e sem graça. Todavia, esse é o material mais fácil de ser encontrado, e os produtos são os melhores para épocas quentes e para o uso diário.

Uma alternativa é o cotton, que nada mais é do que o algodão misturado com elastano, para dar elasticidade às peças, ou poliéster, que ajuda a fixar corantes. É por isso que você encontra modelos e cores variadas, que agradam a todas as idades e personalidades.

O algodão, por ser uma fibra natural, deixa a sua pele respirar e impede a proliferação de bactérias — que causam alergias, mau cheiro e até mesmo doenças mais sérias, como infecções. Por isso, independentemente de ter outras calcinhas, é sempre bom ter esse tecido na sua gaveta!

Renda

Para quem ama uma lingerie mais sensual, a renda é o tecido mais querido. Não dá para tirar seu mérito, já que os desenhos rendados combinam com vários formatos, desde os modelos pequenos, como o fio dental, até os maiores, no estilo shortinho.

O ponto positivo é que a renda não marca muito a roupa. No entanto, seu uso prolongado dificulta um pouco a transpiração da pele. A solução, no caso, é encontrar calcinhas que mesclem a renda com outros tecidos.

Lycra

As calcinhas de lycra são extremamente confortáveis, já que o tecido é elástico. Elas conquistaram muitas mulheres, pois permitem modelos mais sensuais e com detalhes.

Outro aspecto interessante é que o material seca rápido e, além disso, tem uma boa durabilidade. Só é preciso tomar cuidado, pois algumas peças também dificultam que a pele respire — já que é de origem sintética.

Poliéster

Um tecido de calcinha muito popular é o poliéster, que pode ser encontrado em fibras sintéticas ou artificiais. De alta durabilidade, é um material fácil de lavar e que permite a confecção de peças lindas. É preciso, contudo, tomar cuidado com o uso muito constante, já que também é uma opção que esquenta e não deixa ventilar.

Como escolher o melhor tecido?

Como você notou, cada tecido de calcinha tem seus prós e contras. Para escolher suas peças, então, vale a pena variar os materiais. É sempre bom, afinal, ter vários tipos de calcinhas no guarda-roupa, das sensuais às básicas — utilizando o algodão, a lycra, a renda… Algumas dicas bem simples ajudam na escolha:

  • conhecer o seu corpo e as suas medidas, para não escolher modelos apertados;

  • optar pelos materiais mais arejados no dia a dia e deixar as peças mais elaboradas para outras ocasiões;

  • verificar se algum tecido causa alergias e suspender o seu uso;

  • encontrar calcinhas com elasticidade suficiente para se adaptar melhor ao corpo;

  • pesquisar a qualidade do produto antes de adquiri-lo.

Hoje, contamos com muitas opções de roupas íntimas e temos mais liberdade para escolher e usar. Porém, é fundamental ter as peças certas e prestar atenção no tipo do tecido de calcinha, para manter o look perfeito e preservar o conforto e a saúde íntima!

Você já sabe quais modelos vai escolher de agora em diante? Não pare por aqui e entenda mais sobre os diferentes tipos de calcinhas!